janeiro 22, 2012

Biografia: Masami Kurumada


Dessa vez iremos falar um pouco sobre Masami Kurumada,um dos autores mais famosos do Japão e conhecido mundialmente por sua obra prima: Saint Seiya (os cavaleiros do zodiaco).

Trajetória

Masami Kurumada (em japonês: 車田正美) nasceu na cidade de Tóquio, capital do Japão, no dia 6 de dezembro de 1953. É autor de vários mangás, dentre eles: Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodiaco), B’t X, Fuuma no Kojiro e Ring ni Kakero.

O primeiro trabalho de Kurumada  foi Otoko Raku, que lhe rendeu o prêmio Tezuka em um concurso de mangá para autores de mangá iniciantes, e se tornou assistente de mangakás profissionais. Algum tempo depois, ele estreiou como um mangaká profissional em 1974 com a seu mangá Sukeban Arashi, que conta os problemas de uma jovem adolescente chamado Rei Kojinyama. Um dia em sua classe chega uma nova aluna vindo de Tóquio  filha do milionário Ayakoji. Shizuka Ayakoji é filha única e esta sempre acompanhada por seu guarda-costas Toudo, cujo circunstâncias do passado o colocou ao lado de Shizuka. Desde o início e por causa da elegância de Shizuka, Rei não se dá muito bem com ela. Entre inúmeras aventuras e disputas  o mangá segue cheio de ação, risos e sofrimento.
Porém Kurumada alcançou seu primeiro sucesso três anos depois,em 1977, quando ele começou a escrever e desenhar Ring ni Kakero , que lhe trouxeram reconhecimento como um mangaká popular,durou cinco anos, e ele considera sua criação favorita. Ring ni Kakero 1 conta a história de Takane Ryuji, um jovem que luta para ser um grande boxeador profissional, mas que para poder conseguir vencer esse desafio, primeiramente ele precisa vencer seu antigo rival, Kenzaki Jun, que é conhecido por todos como o "gênio" do boxe, um lutador que dizem superar até mesmo um profissional.Takane Ryuji conta com a ajuda de sua irmã, Takane Kiku, uma jovem que herdou o senso de boxe do seu pai, e com isso eles treinam intensamente para poder conseguir conquistar esse sonho e também para poder rever a sua querida mãe.

Em 1986 Kurumada começou a publicar um mangá que iria se tornar sua obra prima e um sucesso mundial,Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodiaco).Saint Seiya conta a história de cinco cavaleiros de bronze: Seiya,Hyoga,Shun,Shiryu e Ikki,que lutam para proteger Atena (Saori Kido) e a terra contra as forças do mal.Com a história baseada na mitologia grega,hindu,nórdicas,entre outras,a série se tonou um fenômeno mundial.No Brasil foi através da extinta rede Manchete que os brasileiros tomaram conhecimento dessa série,é graças a Saint Seiya também que os animes invadiram o Brasil.
Em 1994 Kurumada cria mais uma grande série sua,B't X. B't X conta a história de Teppei Takamiya, um jovem capataz de uma fazenda localizada na ilha Kamui, ao norte do Japão. Seu irmão mais velho, Katarou Takamiya, deixou o Japão para estudar robotica na Alemanha e se tornou um dos mais importantes cientistas do mundo.
Cinco anos mais tarde, os dois irmãos se reunem em uma feira de robotica em Mechatopia, na china, onde Kotarou anuncia ao mundo sua maior e mais impresionante descoberta na área de intelignecia artificial. Durante a convensão Kotarou se torna refén do impiedoso império máquina(império das maquinas), e é levado pra "A Área", a base secreta do império máquina, que se oculta nas tempestades de areia do inospito deserto de Gobi.
Intrigado com o misterioso "Punho Sagrado", e procurando enteder seu significado e buscado resgatar seu irmão sequestrado, Teppei decide caçar os sequestradores de seu irmão, mas se depara com maquinas que nunca antes ele tinha visto. Mais tarde, ele descobriria que aquela maquina era um B't. Então Teppei se vê perseguido pelos B'ts do império das máquinas. Acaba ferido e sangrando. É nesta que o lendário B't X renasce e surge para ajudá-lo a derrotar o Império das Máquinas e salvar o seu irmão.
Kurumada era um  praticante de artes marciais na sua juventude, e isso teve influência em suas obras.

Além disso, da mesma maneira como os mangakás da atualidade, Kurumada reverencia o Osamu Tezuka Star System, técnica de manga  que é essencialmente de recorrer ao uso de um elenco estável de personagens em suas obras (caracteriza-se por  manter a mesma aparência e personalidade de seus personagens, mas às vezes o autor da novas personalidades e papéis diferentes do que em trabalhos anteriores). Devido a isso, os personagens principais de suas obras na maioria das vezes têm uma semelhança com Takane Ryuji, protagonista de Ring ni Kakero . Os personagens principais de suas obras subseqüentes têm quase a mesma aparência e personalidade de Ryuji, especificamente Jingi Kikukawa (Otoko Zaka), Kojiro (Fuuma no Kojiro), Seiya (Saint Seiya), Teppei Takamiya (B't X), Sho (Silent Cavaleiro Shō), Aoi tendão (Aoi Tori no Shinwa), Rindo Kenzaki (Ring ni Kakero 2), entre outros. Além de Kurumada, outros artistas renomados de mangá também recorrem à técnica do mestre Tezuka,entre eles podemos citar: Leiji Matsumoto , Monkey Punch ,Shotaro Ishinomori e o grupo Clamp . Clamp foi fortemente influenciado pelas obras de Kurumada, e elas começaram sua carreira como autoras de mangá criando doujinshi baseados em personagens de Kurumada. Sabe-se também que as adaptações anime não são muito do seu agrado, ele prefere mangá. Porém ele concordou que suas obras  Fuma Kojiro, Saint Seiya, Ring ni Kakero e B't X foram adaptadas para anime, para seguir a tradição de longa data do mangá popular ter uma adaptação animada.

Seu estilo de desenho é muito clássico, que lembra a estética de mangá / anime mais predominante nos anos 1960 e 1970, embora uma falha constante em sua arte é um traço inconsistentes e  desequilíbrio de proporção. Muitas vezes ele desenha seus personagens como se fosse visto de uma perspectiva de baixo. Seus desenhos às vezes pode parecer difícil, mas a melhoria em sua técnica artística é evidente quando se comparam obras mais antigas às mais recentes. O detalhe em seus desenhos é executado com perfeição, e seus desenhos para roupas de seus personagens em algumas de suas obras, é elaborada, rica e elegante. Seu estilo de coloração é quase exclusivamente realista, ao contrário da grande maioria dos artistas de mangá, que muitas vezes recorrem ao uso de cores não-naturais para o cor do cabelo ou dos olhos de seus personagens, embora com a publicação dos Volumes de Saint Seiya Next Dimension totalmente em cores, a adição de novos personagens com as cores não naturais de cabelo ocorre com freqüência.

 Alguns elementos gráficos característicos de seu estilo pode ser encontrado em todo os seus trabalhos, principalmente durante as seqüências de luta, tendo se tornado amplamente conhecidas. Fãs criaram termos para se referir a eles, tais como Kurumada-ochi (車田 ), que significa "queda Kurumada", que designa os personagens típicos caindo de cabeça , e Kurumada-futtobi (車田 ), significando "Launch Kurumada", que refere-se a personagens que são projetadas para o alto pelos adversários, só para citar alguns.

 Um tema recorrente em suas obras é a coragem, amizade e sacrifício. Virtude masculina e qualidades, honestidade e honra também são traços frequentemente encontrados em seus personagens. Personagens femininos em suas obras desempenham um papel muito menor, mas as várias com papéis-chave também podem ser encontradas, como o Rei Kojinyama (Sukeban Arashi), Takane Kiku (Ring ni Kakero) e Saori Kido (Saint Seiya).

Kurumada afirmou em entrevistas que ele obtém alguma influência criativa de autores considerados mestres para ele, como Hiroshi Motomiya , Shirato Sanpei e Yokoyama Mitsuteru . Ele afirmou que Motomiya teve um impacto muito forte e influência sobre ele.

 Kurumada também inspira-se o conhecimento universal e do folclore, como a mitologia grega, mitologia japonesa e chinesa, budista e hinduísta , filosofia trascendental, e obras clássicas da literatura, como A Divina Comédia (de  Dante Alighieri), e Outlaws da Marsh ,só para citar alguns.

 Infelizmente, durante sua carreira, várias de suas obras sofreram um decréscimo de popularidade que os levou a ser cancelado por seu editor, e alguns não conseguiram capturar uma audiência. Entre suas obras que foram canceladas devido à falha de atrair os fãs: Otoko Zaka, Silent Knight Sho e Aoi Tori no Shinwa. Suas obras que sofreram queda de popularidade: B't X (que ele concluiu com sucesso sem enfrentar o cancelamento), e Saint Seiya. No caso de Saint Seiya , Kurumada foi forçado pelo seu  seu editor  (da Shueisha) , para terminar a mangá após a Saga de Hades, em 1991. Ele pôs a mangá em pausa depois que ele terminou o arco mencionado, e retomou em 2006 com Saint Seiya Next Dimension. A diminuição de sua popularidade com o mangá Saint Seiya afetou a sua adaptação para o anime, assim a Saga de Hades só viria ter uma adaptação para o anime mais tarde.

Por causa da baixa popularidade, o projeto foi suspenso e assim permaneceu até 2003, quando foi retomada e o arco Hades do mangá, finalmente foi adaptado para animação. Os episódios que adaptou os dois volumes finais do mangá foram ao ar em maio e agosto de 2008, finalmente, deixando o mangá de Kurumada completamente adaptado para anime.

Em 2004, Kurumada comemorou 30 anos como um mangaká profissionais, e nesse mesmo ano dois de seus trabalhos mais antigos e mais conhecidos experimentou um resurfacing. O original Ring ni Kakero foi adaptado para anime, 27 anos após sua estréia mangá, e como mencionado anteriormente, a adaptação do anime de Saint Seiya foi retomada em 2003 e uma tentativa de iniciar o capítulo Zeus foi feita com o lançamento do Saint Seiya Tenkai- Hen Joso Overture ~ ~ filme de 2004, que foi planejado para continuar a história com a posterior liberação dos OVAs, mas devido a discrepâncias entre Kurumada e Toei Animation, o projeto fracassou e foi abandonado, embora Kurumada ainda pretende publicar o Capítulo Zeus, escrito e desenhado por ele, em forma de mangá, em um futuro próximo.

As obras de Kurumada têm tido influência sobre autores de mangá e mídias relacionadas. Digno de menção é Yudetamago (Kinnikuman) , Kawamoto  (Hiroshi) , Tenku Senki (Shurato) , Clamp (Magic Knight Rayearth), Kōichi Tokita (Mobile Fighter: G Gundam), Ryuichi Hoshino (Samurai Troopers Yoroiden), Yoshihiro Togashi (Yuyu Hakusho), e em games como The King of Fighters , entre outros. Referências a suas obras de outros autores podem ser encontrados no game mencionado e nos mangás populares, tais como Kosuke Fujishima ( Aa! Megami-sama), Kenjiro Hata (Hayate no Gotoku) , Chika Umino  )Honey and Clover) , Tite Kubo (BLEACH) , e suas adaptações de animes respectivamente, entre outros.
Seus fãs são geralmente referidos como "Masamists".

Frases de Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco)


-"Sou aquele que procura o verdadeiro eu,quem mais anseia em saber quem eu sou,sou eu mesmo!" - Saga de Gêmeos

-"E quem falou em vencer?Você vai ser meu companheiro de viagem, só isso. Sim... uma viagem rumo a morte, Radamanthys" - Kanon de Gêmeos.

-"Mesmo que me considerem alguém proximo de Deus...preciso reconhecer que Deus tem algo que eu não tenho.Compaixão pelos fracos!Mas desferir golpes fatais e evitar a agonia alheia também não é compaixão?" - Shaka de Virgem.



Obras


-Otoko raku (1974).
-Sukeban Arashi (1974-75)
-Mikero Rock (1975)
-Ring ni kakero (1977-83)
-Mabudashi Jingi (1979)
-Shiboori Taishoo (1979)
-Jitsuroku! Shinwakai (1979-81)
-Saigo no Jitsuroku! Shinwakai (1983)
-Fuma no Kojiro (1982-83)
-Raimei no zaji (1983)
-Otoko zaka (1984)
-Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodiaco) - (1986-91)
-Shimamura san Chi no Kodomotachi (1989-92)
-Aoi tori no Shinwa: ~BLUE MYTH~ (1992)
-Silent Knight Shō (1993, cancelado)
-Kyōfu Taiken (1993)
-Akane iro no kaze (1995)
-B't X (1994-00)
-Shin Samurái Showdown (1995)
-Evil Crusher Maya (1996)
-Ring ni kakero 2 (2000-09)
-Sukeban Arashi (1974-75)
-Mikero Rock (1975)
-Ring ni kakero (1977-83)
-Mabudashi Jingi (1979)
-Shiboori Taishoo (1979)
-Jitsuroku! Shinwakai (1979-81)
-Saigo no Jitsuroku! Shinwakai (1983)
-Fuma no Kojiro (1982-83)
-Raimei no zaji (1983)
-Otoko zaka (1984)
-Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodiaco) - (1986-91)
-Shimamura san Chi no Kodomotachi (1989-92)
-Aoi tori no Shinwa:

7 comentários:

  1. Muito legal sua postagem. Poderia ter mencionado na questao das cores dos cabelos que os cavaleiros no mangá nao tem as mesmas cores que o anime.
    Camus é ruivo(que foi aproveitado para Degel do Lost Canvas), Ikki tem cabelos negros, Shun tem cabelos castanhos, Saori tem cabelos castanhos claros, etc.

    ResponderExcluir
  2. Degel tem cabelos verdes

    ResponderExcluir
  3. muito legal mugi, so q na lista d e obras depois de Ring ni kakero 2 começa a lista denovo a partir de Sukeban Arashi

    ResponderExcluir
  4. matéria bem interessante essa sua mas poderia ser melhor como colocar uma lista dizendo as obras acabadas e inacabadas de masami kurumada mas o que me chamo mas a atenção foi o seu relato que fala sobre o capítulo de zeus que no futuro proximo vai ser publicado por masami kurumada,eu não sei se isso que voce falo é verdade ou mentira mas de uma coisa eu sei e não sei se você vai concordar comigo,na minha opinião o kurumada ja teria falado algo sobre o assunto se fosse mesmo isso que voce relatou se o kurumada não falo nada,pra mim isso não vai passar apenas de boatos porque pelo que eu saiba quando fizeram prólogo do céu foi a toei animation que se encarrego de fazer o quinto filme e que também seria a continuação após hades mas prólogo do céu não fez sucesso no japão e até mesmo masami kurumada não gosto desse filme dizendo ele que prólogo do céu tava fugindo muito do padrão por causa do roteiro que não saiu exatamente de acordo com o roteiro que ele criou e como prólogo do céu foi um fracaço foi decidido não misturar esse quinto filme com os 4 primeiros filmes e como resultado antes que era 5 filmes no total voltou a ser 4 e como prólogo do céu não deu certo,em 2.006 kurumada fez a continuação após hades em mangá que se chama next dimension mas eu não discarto essa possibilidade de uma possivel capítulo de zeus pra mangá como você mesmo disse que seria talves algo como assim next dimension é um prólogo do capítulo de zeus que conta a história dos 4 cavaleiros de bronze junto com atena querendo salvar o seiya da maldição que o tomou através da espada de hades mas pra isso os cavaleiros de bronze e atena teriam que voltar ao passado de preferência na penúltima guerra santa e destruir a espada de hades e depois que seiya fosse salvo aí a historia terminaria''entre aspas''e assim começaria o capitúlo de zeus em mangá mas ao que parece next dimension é a batalha final e next dimension tem tudo pra dá certo principalmente porque a história tem semelhança com a de hades mas precisamente quando em hades tudo se passa no santuario,inferno e elisios e em next dimension tudo se passa no passado,de volta ao presente na terra e olimpo contra os 12 deuses do olimpo isso é um fato consulmado,não sei quanto a você mas se eu for ter que escolher entre next dimension e capitulo de zeus pra ser a batalha final eu escolho next dimension porque next dimension ja é uma realidade enquanto ao capítulo de zeus nen existe,voce não acha que seria o fim da picada se fosse o caso de uma possivel capítulo de zeus pra mangá,não ia ter cristão que aguentasse mas por causa que next dimension ja está sendo um martírio pra terminar a história imagine capítulo de zeus pra mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... eu fiz essa postagem a muito tempo... mas em relação a isso, a continuação já começou é o Next Dimension, conta a história a partir da saga de Hades e vai dar inicio a Saga de Zeus.

      Excluir
  5. Obrigado Galera... Já arrumei o Erro na lista de Obras ^-^

    ResponderExcluir
  6. Com erros ou acertos, pra mim MK sempre será um dos melhores mangakás da história, sua obra prima Saint Seiya jamais será esquecida mesmo que o próprio autor ou a mídia não se enteresse mais

    ResponderExcluir