maio 01, 2012

Biografia: Ai Yazawa

Ai Yazawa é uma mangaká de shoujo e josei muito conhecida por suas histórias envolventes e designs caprichados.
Nasceu em 7 de março de 1967 em Osaka, mas mudou-se para Amagasaki, Hyougo em 1971. Não se sabe muito mais de sua infância ou família, principalmente devido ao fato de utilizar-se de um pseudônimo. O nome Ai Yazawa vem de Ai (amor, mas que não é escrito em kanji) e Eikichi Yazawa, um cantor de quem ela é fã.
Sabe-se que Yazawa chegou a estudar moda em uma universidade, mas abandonou para seguir a carreira de mangaká.
Ela é conhecida por ser muito privada, inclusive não tem nenhum assistente. Ai prefere fazer tudo ela mesma e por isso costuma trabalhar em uma série por vez. A autora gosta de usar alguns recursos de computador em seus mangás, que cria no seu Macintosh, geralmente colocando foto e cenários de cidade ao fundo, o que caracteriza seu trabalho singular.

Ela gosta muito de roupas e gatos, tendo muito de ambos.  Ai constantemente cita seus cantores e músicos favoritos em suas obras, às vezes chegando a um nível quase publicitário. Recentemente contraiu uma doença que a forçou a parar todos os seus trabalhos, e embora não esteja mais internada, ela ainda se encontra fragilizada.
É muito amiga de Megumi Mizusawa, Miho Obana e especialmente Wataru Yoshizumi, as 4 formam um círculo de amizade bem íntimo. Sendo que constantemente citam uma as outras em suas obras.
A carreira de Ai Yazawa começou em 1985 com o lançamento da one-shot shoujo Ano Natsu na revista Ribon Original. De cara já recebeu uma proposta de trabalho na Ribon. Nos próximos anos, Yazawa lançou várias pequenas séries de poucos volumes.

Sua primeira obra de destaque foi Marine Blue no Kaze ni Dakarete de 4 volumes, lançados entre 1990 e 1991. Em 1992 lançou mais uma pequena série, seguido por Tenshi Nanka Ja Nai, outro pequeno sucesso.
A autora aproveitou a história de Tenshi Nanka Ja Nai e criou Gokinjo Monogatari em 1995, utilizando-se de alguns personagens. Gokinjo também fez relativo sucesso, embora ficassem restritos a um público mais específico. Em 1998 mais uma obra shoujo foi lançada, Kagen no Tsuki, que foi muito bem recebida no Japão.
Mas foi em 2000 que a carreira de Yazawa deu um pulo internacional ao lançar seus primeiros joseis, Paradise Kiss (Parakiss) e NANA. Na revista Zipper (uma revista de moda) a autora publicou Parakiss, que é um tipo de continuação de Gokinjo Monogatari. Já na Cookie, lançou NANA, obra ainda em andamento. Paradise Kiss conta a história de uma jovem garota do ensino médio Yukari, que em um belo dia ao estar indo de sua escola para o seu curso intensivo para se preparar melhor e enfrentar a faculdade para deixar seus pais orgulhosos, um garoto a para no meio da rua pedindo para ver seu rosto, após conseguir parar Yukari e ver seu rosto, ela se assuta com a aparência diferente deste rapaz e sai correndo, ao que acaba batendo de frente com uma figura mais estranha ainda, ao qual ela chama de "shinigami" (deus da morte) e desmaia. Ao acordar, ela descobre estar dentro de um ateliê, essas pessoas naquele ateliê estavam a procura de uma modelo para desfilar para eles no concurso que fecha o ultimo ano letivo deles na universidade de moda, e assim Yukari se vê envolvida com o ateliê Paradise Kiss.

 Já em NANA, em uma noite de inverno, acontece de "Nana Komatsu" sentar-se ao lado de "Nana Osaki" em um trem indo para Tóquio. Nana Komatsu vai atrás de seu namorado e de uma nova vida na cidade, enquanto Nana Osaki vai para tentar carreira na música. Elas logo se tornam amigas depois de descobrirem que tem o mesmo nome e seguem conhecendo coisas uma sobre a outra. Por coincidência, procurando por um apartamento, elas se encontram novamente e começam a viver juntas. Nana Komatsu começa sua nova vida em Tóquio com ajuda de seu namorado, Shoji, e seus amigos Junko e Kyosuke. Nana Osaki almeja uma estréia nos palcos como vocalista de uma banda de punk-rock, Blast, enquanto desenvolve uma queda por Ren, guitarrista de uma banda popular, Trapnest. As garotas são como pólos opostos de um imã; enquanto Nana Komatsu tem uma natureza gentil e inocente, Nana Osaki mantém uma atitude calma. A história das crônicas de NANA, suas tentativas e triunfos em sua amizade crescente.

Foi seus joseis que lhe proporcionaram um renome mundial, tendo ambas as obras sendo licenciada mundo a fora. Entretanto seus trabalhos iniciais continuam muito restritas, não agradando muito o público em geral.
Em 2003 chegou a receber o prêmio Shogakukan de mangá na categoria shoujo por NANA. Atualmente tal obra é o shoujo/josei mais vendido de todos os tempos no Japão, chegando a mais de 30 milhões de cópias até o momento.
Ainda em 2004 colaborou na produção de Princess Ai, de Courtney Love e Stu Levy, desenhado por Misaho Kujiradou, como designer de roupas e personagens.
Algumas de suas obras foram adaptadas para anime, filmes e live-action, como Kagen no Tsuki e NANA. Em 2005 NANA teve lançado um CD tributo, um jogo de PS2, um filme e um CD do filme.

Obras

1985 – Ano Natsu (one-shot)
1986 – 15-nenme (1 volume)
1987 – Love Letter (1 volume)
1988 – Kaze ni Nare! (1 volume)
1988 – Escape (1 volume)
1989 – Ballad Made Soba ni Ite (2 volumes)
1990/91 - Marine Blue no Kaze ni Dakarete (4 volumes tankoubon e 3 volumes bunkobon)
1992 – Usubeni no Arashi (1 volume)
1992/95 - Tenshi Nanka Ja Nai (8 volumes tankoubon e 4 volumes kanzenban)
1995/98 – Gokinjo Monogatari (7 volumes tankoubon e 4 volumes kanzenban)
1998/99 - Kagen no Tsuki (3 volumes tankoubon e 2 volumes aizouban)
2000/04 - Paradise Kiss (5 volumes)
2000 - Nana (21 volumes, ainda em publicação)
2004/06 - Princess Ai (3 volumes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário