maio 21, 2012

Final Fantasy IX : A fantástica história do mundo Gaia

Nome do Jogo: Final Fantasy IX
Ano de Lançamento: 1999
Console: PlayStation 1
Produtora:  Squaresoft (atual Square-Enix)
Estilo: RPG

AMV - Final Fantasy IX:

Final Fantasy IX ( ファイナルファンタジー IX  ) é sem dúvida um dos grandes sucessos da franquia FF, lançado em 1999 o Game recebeu análises muito positivas por parte da imprensa especializada e foi um sucesso de vendas, com mais de 5.3 milhões de unidades vendidas até 31 março de 2003. [ Eu considero Final Fantasy IX como o melhor jogo que eu já joguei em toda a minha vida. ]

História do Jogo

Há Cinco Mil Anos Atrás: 

A grande civilização de Terra começa seu declínio. Cientistas prevêem a destruição inevitável da Terra. Eles decidem selar-se em um sono profundo e designar um único habitante da Terra ,chamado Garland, para olhar e ser responsável por suas almas. Garland também olha pelos Genomes, corpos sem almas que pretendem usar as almas dos habitantes da Terra quando eles finalmente despertarem. A Terra é destruída, mas Garland vai à procura de um mundo novo que possa abrigar os seus cidadãos. 
Ele encontra um mundo chamado Gaia. O plano dele é destruir a energia vital de Gaia e deixar que a Terra à assuma. Primeiramente ele tenta vigorosamente fazer isso, mas falha. Ele, então, decide tomar controle do ciclo de vida das almas de Gaia, vagarosamente substituindo-as pelas da Terra. Para fazer isso, as pessoas de Gaia precisam destruir umas as outras através de guerras. 
Ele instala uma árvore mágica chamada de Lifa Tree que divide o ciclo da vida de Gaia; Ela bloqueia as almas de Gaia e as substitui por almas da Terra. As almas estagnadas de Gaia são lançadas na forma de Mist que eventualmente cobrem um continente inteiro. 
Algum tempo no passado (sem evidências de quando): O summoners de Madain Sari tentam invocar um eidolon poderoso chamado Leviathan, mas falham. Eles selam o eidolon que falhou com outro eidolon, Carbuncle. O selo afeta a área inteira, que a inclui a Lifa Tree, tornando-a inacessível.
 
Quinhentos Anos Atrás: 

Uma grande tribo de caçadores finalmente se instala, fundando uma cidade chamada Lindblum. Um homem chamado Cid Fabool cria o Festival anual da Caça, para comemorar suas origens. Ele e seus filhos se tornam os líderes de Lindblum em suas futuras gerações.

Uma Geração Antes: 

Cid VIII, um engenheiro, aprende como usar a Mist para abastecer Airships. Logo Lindblum se torna o centro de uma vasta rede de comércio de Airships. Ninguém percebe as verdadeiras origens da Mist (Névoa).

24 Anos Antes:

Um Genome criado por Garland prova ser muito volátil para seu uso como um verdadeiro Genome. Ao invés disso, Garland lhe dá uma alma e o envia a Gaia para induzir o caos e a  destruição. Porém ele é construído defeituosamente e louco em relação aos seus poderes. Garland pretende eliminá-lo assim que seu trabalho esteja terminado.

24-18 Anos Antes:

Kuja se rebela contra Garland e suas origens. Ele esconde seu rabo e, enfurecido pela intenção de Garland de controlá-lo, planeja subverter Garland (enquanto ainda tentando alcançar a meta que foi designada a ele por Garland). Ele sai a procura de Eidolons místicos, criaturas que só podem ser invocadas em existência por Summoners. Ele descobre a existência de Alexander, um enorme eidolon que guarda o Castelo de Alexandria, e descobre que o eidolon é selado por quatro fragmentos de cristais distribuídos pelo Mist Continent. Garland descobre o plano de Kuja e jura destruir os eidolons que ele busca.

18 anos Atrás:

Garland usa o Invicible contra a vila de summoners Madain Sari, para evitar que Kuja ponha as mãos neles (os summoners). A aldeia é destruída, com pouquíssimos sobreviventes. Um deles é Sara, que após isso se lança em um barco com seus pais. Uma família (um marido e esposa, e um pai) também sobrevive e vive em Madain Sari que logo é ocupada por uma pequena população de moogles.

De 18 a 6 Anos Atrás
:

Sara é levada para a costa perto do Castelo de Alexandria. A rainha Brahne percebe que a garota é muito parecida com sua filha Garnet, que havia falecido a pouco tempo, exceto pelo chifre na testa dela. Ela e o marido dela decidem adotar Sara como Princesa Garnet. O marido de Brahne nota o minúsculo chifre na testa da menina e ordena que o mesmo seja removido.

Kuja começa a fazer experimentos com suas próprias e irônicas armas: Black Mages especiais. Estes são autômatos semelhantes aos Genomes, capazes de executar artes mágicas de destruição extrema. Eles são criados usando as propriedades da Mist. Kuja constrói fábricas no subterrâneo da cidade de Dali, pagando aos habitantes da vila para abandonarem suas atividades agrícolas e trabalharem nas fábricas ao invés disso. Quase todos os aldeões escolhem essa alternativa.

12 anos Atrás:

Outro Genome é criado por Garland, um cujo poder ultrapassa até mesmo o de Kuja; a ele é dado o nome Zidane. Garland designa a Zidane o cargo de ser o anjo vingador, para terminar o trabalho que Kuja começou. Kuja, ao retornar a Bran Bal e vendo o poder de Zidane, tem seu ciúme extravasado e o envia para Gaia, o próprio mundo que ele deseja destruir. Ele sabe que se ele puder terminar o trabalho antes que Zidane cresça, ele terá provado seu propósito de existência. Ele deixa Zidane viver para poder se orgulhar daquilo que fez quando o trabalho estiver terminado (e poder falar que Zidane é inferior a ele).
Zidane é apanhado em Lindblum pelos membros de Tantalus. Tantalus é um grupo de bandidos viajantes mascarados como dramaturgos e atores. Baku, o líder barbudo de Talantus se considera como um pai para Zidane. Outros membros eventualmente incluem Ruby, a bela do grupo; Marcus, um cara de orelha pontuda meio vigilante; Cinna, um cara esquisito que adora martelos; Blank, um cara meio durão e os gêmeos com cara de porco, Benero e Zenero.

6 anos Atrás:

Enquanto um carregamento de Black Mages está sendo transportado via Airship na área de Treno, um pequeno protótipo cai e é socorrido por Quan, mestre da tribo Qu. (Qu é uma tribo de aparência estranha, dedicada ao conhecimento gastronômico). Quan dá o nome de Vivi à criança, e o leva para viver com ele (deixando seu escritório em Qu Marsh, e deixando seu aluno Quale na responsabilidade pelo local). Quan percebe que Vivi lhe ensina muito sobre coisas da vida que ele nunca soube. Eventualmente o velho morre e Vivi é deixado só.
O marido e esposa sobreviventes de Madain Sari geram uma filha chamada Eiko, que fica amiga íntima dos moogles. Um tempo depois, eles e o avô falecem. Um eidolon chamado Madeen, presente do nascimento de Eiko, jura olhar por ela, e assume o corpo de um moogle chamado Mog para ser o guardião dela. 

Nos Últimos Anos:

Vários outros Black Mages eventualmente desenvolvem uma consciência e decidem se livrar da opressão de Kuja. Eles constroem uma pequena vila numa floresta no Outer Continent, bem longe, e se escondem de Kuja.
Em uma excursão pela cidade de Trenó, Zidane provoca um tumulto na casa de leilões. O segurança, um cara ruivo meio mal-humorado chamado Amarant tenta evita-lo à força, mas Zidane o engana e cai fora. Amarant fica intrigado com a atitude de Zidane na conversa curta que eles têm, e decide encontrá-lo novamente.
Freya, uma habitante de Bumercia (a raça de um povo com cara de rato), se torna uma pessoa muito entristecida quando seu amado Sir Fratley parte para conhecer o mundo. Eventualmente, ela parte também e se estabelece em Lindblum, perto do quartel-general dos Tantalus. E ela continua sua procura por Fratley nos anos que ela vive longe de casa.

Kuja, satisfeito com sua última leva de Black Mages, acerta um acordo com a Rainha Brahne, de Alexandria. Ele corrompe a mente dela com idéias de ganância, e lhe fala que os quatro fragmentos de cristal (os quais ele pretende juntar para liberar Alexander e capturá-lo) são a chave para poderes incríveis. Ela cai no feitiço dele e faz todo o possível para obter os quatro fragmentos (e qualquer eidolon no caminho, claro). Um dos fragmentos é guardado pela filha Garnet; um pelo cunhado dela, o Regente Cid IX de Lindblum; um está em Bumercia e um está sob a posse de Eiko em Madain Sari. 
Doctor Tot, o tutor da Princesa Garnet, temendo a rainha, deixa Alexandria. Ele continua suas pesquisas em Trenó, e é eventualmente financiado pela família Bishop.

Um Ano Atrás:

Garland cria um terceiro Genome chamado Mikoto, um com um coração muito mais frio que Zidane ou Kuja. A ela também é dado o mesmo cargo de Zidane.

Seis Meses Atrás:

A esposa de Cid, Hilda (que é uma maga), finalmente se enfeza com as atitudes de Cid e o transforma em um oglop (um bichinho pequeno e saltitante) com um grande bigode. Ela então apressadamente parte, levando com ela o Hilda Garde, um airship experimental que trabalha com o poder a vapor. Posteriormente, ela é capturada por Kuja, que rouba o airship. 

No Presente:

Cid começa a perceber as reais intenções de Brahne, e teme por Garnet. Ele contrata Tantalus para organizar um espetáculo da peça de Lord Avon "I Want To Be Your Canary", e sob aquele disfarce, seqüestrar Garnet durante o aniversário de 16 anos dela, e levá-la para Lindblum. Só Baku conhece a real razão por trás do seqüestro; o resto da trupe o trata como uma situação de resgate rotineira. A tarefa de Marcus é interpretar o papel principal; a de Blank é atrair a atenção usando um bando de oglops, e a dele e Zidane é capturar a princesa. Os outros membros de Tantalus também atuam na peça. 

Rei Leo (Baku) promete a filha dele, Princesa Cornelia (Rubi), para Príncipe Schneider. Porém, Cordelia se apaixonou por Marcus, um cidadão. Os três amigos de Marcus o ajudam em uma investida contra Rei Leo que resulta em um fracasso. Marcus começa a pensar que talvez se Cornelia se casasse com Schneider seria melhor para o país, mas a personagem encenada por Zidane discute, o que resulta em uma briga. Zidane persegue Blank fora do palco.
Abatido, o Marcus visita Cornelia depois nos aposentos dela. Porém, os dois guardas de Leo (encenados por Benero e Zenero) o pegam e o levam ao rei. Leo declara a pena de morte a Marcus.

Mas Garnet decide fugir para Lindblum por sua própria conta. Vivi também está na cidade para assistir a apresentação, depois de ter comprado um ingresso um cara suspeito. Infelizmente, o ingresso era falso.

Vivi se encontra com um garoto-rato chamado Puck em uma ruela. Puck é um habitante de Burmecia, que está viajando sozinho. Ele conta para Vivi que ele o tomará como um escravo, e Vivi concorda confusamente. Puck agarra uma escada de mão usada por um carpinteiro e a leva para uma catedral perto dali, onde ele sobe nos telhados de Alexandria. Eles entram escondidos no show. 

Depois da cena de luta em que Zidane persegue Blank, eles entram direto no palácio. Eles põem os guardas para dormir e roubam os uniformes deles. Eles se deparam com uma princesa Garnet coberta, cuja identidade eles não percebem a principio, mas depois correm atrás dela.

A rainha Brahne deseja saber onde Garnet está, e envia Steiner e seus Knights of Pluto atrás dela. Ele eventualmente a encontra sendo perseguida por Zidane em uma das torres. Garnet salta para fora de uma das torres e se agarra em uma corda, indo aos bastidores de Tantalus; Zidane a segue. Steiner tenta os perseguir, mas sua armadura pesada faz com que ele se choque contra uma parade no caminho.

Zidane finalmente encontra Garnet e descobre que aquela Garnet realmente quer que ele a seqüestre. Claro, ele concorda. Porém, eles são surpreendidos por Steiner e os Knights dele (um dos quais era Blank disfarçado). Cinna ajuda a fuga dos dois.
Steiner usa uma porta lateral e os pega de surpresa, confrontando-se com Blank. Porém, quando Steiner se enfurece e começa a usar a técnica Armor Break, destruindo a armadura de Blank e revelando um bando de oglops. Steiner tem oglofobia, ficando louco e permitindo Garnet e os Tantalus escaparem.
 Na peça, quando Marcus é apanhado pelos guardas do rei Leo, Zidane, Garnet e Steiner chegam.

 Zidane retoma seu papel de amigo de Marcus, Garnet encena Cornelia e Steiner, sem saber de nada, encena Schneider. Marcus e Zidane dominam os guardas. Cornelia abraça Marcus, mas nem sequer este espetáculo de amor comove o rei. Marcus ataca o rei, mas Cornelia coloca-se na frente da espada, mostrando que ainda ama seu pai. Marcus se apunhala, e o rei e Schneider lamentam pela princesa perdida.
Porém, mesmo com a multidão (e Brahne) muito empolgados, a apresentação termina em desastre quando Puck e Vivi são encontrados e são perseguidos no palco.

Vivi solta acidentalmente um Fire, e queima o capuz de Garnet, a expondo! Steiner ataca Zidane e Vivi, mas a trupe Tantalus escapa no Prima Vista Airship, com Vivi, Garnet e Steiner a bordo!
A rainha Brahne solta um gigantesco Bomb que explode, causando grandes danos ao navio de teatro. O Prima Vista se colide na Evil Fores, próxima a Alexandria. Brahne designa os três Black Waltzes de Kuja para procurar Garnet e destruir tudo que os impeça de adquiri-la



Todos sobrevivem, mas Garnet e Vivi caem longe dos outros. Steiner sai à procura deles, e Zidane o segue depressa. Eles se deparam com um mostro que ataca Garnet e Vivi, e Garnet é capturada dentro do corpo em forma de gaiola do monstro. Eles lutam contra o monstro, mas já é muito tarde, o mostro foge levando Garnet. Outro monstro-gaiola chega e pega Vivi. Eles derrotam o monstro, mas antes que morra o bicho borrifa em Vivi e Steiner uma substancia venenosa, podendo eventualmente matá-los. Zidane leva os dois inconscientes de volta ao Prima Vista.
Steiner é levado para a sala de armazenamento no Prima Vista, e Vivi para um quarto próximo. Blank faz uma poção que anula o efeito do vírus, e ambos tomam (Steiner bastante relutantemente). Zidane decide procurar Garnet na floresta, mas Baku recusa em deixa-lo. Zidane fala que ele vai deixar o Tantalus e procurar Garnet. Baku o ataca, mas Zidane se defende e ganha a briga. Baku concorda em o deixá-lo procurar a princesa. Zidane pede a ajuda de Steiner e Vivi para procurá-la. Antes dele partir, Blank lhe dá um frasco do medicamento para curar Garnet.
Depois que Zidane sai, Baku fala para Blank segui-lo, para garantir que tudo saia bem. Ele concorda.

Zidane e o grupo alcançam o centro da Evil Forest. Garnet está dento da Plant Brain. Eles destroem a criatura e reavivam Garnet com o medicamento de Blank, mas o resto das plantas começa a vir atrás deles. Uma perseguição em alta velocidade começa, com Blank chegando a tempo de ajudá-los a escapar. Porém, Blank não consegue escapar e é capturado pela floresta. Ele lança um mapa a Zidane um segundo antes de ser agarrado. A floresta inteira se petrifica, levando Blank junto.
 Zidane, Vivi, Steiner e Garnet descansam durante a noite e decidem ir em direção a Lindblum. O único jeito de chegar lá é através da Ice Cavern. Dentro da caverna, Vivi ajuda a atravessar a caverna usando a magia de fogo para derreter as paredes. Perto do fim da caverna, entretanto, eles se deparam com o primeiro dos três Black Waltzes, que põe o grupo para dormir. Zidane acorda, enfrenta o Black Waltz e seu ajudante (uma criatura de gelo) e os derrota. Os outros membros do grupo acordam com isso. Eles deixam a caverna. Garnet decide escolher um novo nome para ela, e termina escolhendo Dagger (inspirada pela arma de Zidane).

Eles vão pela South Gate para vila de Dali. Eles descansam na hospedaria, mas no meio da noite Zidane acorda para ouvir Dagger cantando. No dia seguinte, o grupo se divide. Dagger tenta se entrosar com a população. Vivi começa a explorar, e fica confuso quando ele ouve um Chocobo chamar por debaixo da terra. Ele é capturado pelos trabalhadores de Kuja (que pensam que ele escapou do grupo de Black Mages que foi feito no subterrâneo) e é levado de volta à fábrica subterrânea.
Steiner tenta colher informação. Primeiro ele ajuda a garota do bar, que fala para ele que o velho Morrid na torre de observação próxima poderia saber como chegar à Alexandria. Ele segue para lá e questiona Morrid, que fala que um navio de carga vai de um lado para outro entre Dali e Alexandria. Agora tudo que Steiner tem a fazer é levar Garnet no navio.
Dagger e Zidane procuram por Vivi, e finalmente ouvem ele chorando através de um buraco no chão. Eles seguem pela casa do prefeito da fábrica subterrânea. Eles resgatam Vivi, mas encontram os Black Mages (ainda não ativados) sendo criados. Vivi começa a ter dúvidas existenciais. Eles também descobrem que os Chocobos eram usados para mover as máquinas.
Eles ouvem alguém vindo, então Zidane os empurra para uma máquina perto e depois os segue. Eles se escondem em um barril e são levados até o navio de carga, onde Steiner já espera. Ele desconfia dos barris e os investiga, quando Zidane se mostra e ajuda os outros a embarcarem. Steiner mente a Zidane e lhe fala que o Airship vai à Lindblum. Antes de eles subirem a bordo, entretanto, eles são atacados pelo segundo Black Waltz , a quem eles despacham.
Steiner vai do lado de fora para assegurar a passagem deles pelo airship de carga, mas o airship está tripulado por Black Mages que o ignoram. Vivi tenta conversar com os Black Mages, mas eles não respondem.
O terceiro Black Waltz faz um ataque surpresa voando sobre o navio de carga e ameaçando o grupo. O Black Waltz ameaça Vivi, mas surpreendentemente os Black Mages a bordo tentam protegê-lo. Eles são destruídos e lançados para fora pelo Black Waltz. Vivi fica louco e ataca o Waltz. Zidane e Steiner seguem para fora para ajudá-lo, deixando Dagger pilotando o airship para Lindblum. Eles derrotam o Waltz e o lançam fora o lado do navio.
Zorn e Thorn, os estanhos puxa-sacos da rainha Brahne estão seguindo o grupo de perto em um airship parecido com uma motocicleta movido a Mist. Eles se alarmam e saltam para fora do airship quando o terceiro Black Waltz (enfurecido e insano pelo dano causado a ele) pousa no airship e toma o controle, perseguindo o navio de carga. Numa perseguição cheia de suspense, o navio de carga consegue atravessar o portão sul de Lindblum, mas o Waltz se choca contra o portão, danificando muito tanto o airship do Waltz, quanto o South Gate. 
Ao entrar no castelo principal de Lindblum, Dagger mostra seu pendante aos guardas, e o Ministro Artania, o chanceler de Cid, é chamado. Ele os leva a Cid (todos ficam surpresos ao saber que Cid é um oglop) que explica a situação de Brahne e Kuja. Ele fala para todos descansarem um pouco. Dagger é levada para o quarto de convidados no castelo, e aconselhada a não deixar o castelo por sua conta.
Zidane aparece em uma cena no bar (ele é incapaz de comer a rica comida do castelo) e encontra Freya, uma velha amiga. Ela está na cidade para o Festival da Caça, onde monstros são liberados e caçados na cidade de Lindblum por um prêmio. Depois de alguma reminiscência, Zidane parte para explorar o resto de Lindblum. Quase nada mudou. Steiner e Vivi também exploram, com Steiner se perdendo e Vivi indo fazer compras. Ele adquire uma Kupo Nut grátis no caminho.
Zidane volta ao castelo para falar com Dagger. Ele a ouve cantar no último andar do castelo, mas não lhe é permitido chegar lá. Ele noucateia um guarda, rouba o uniforme dele e segue para cima. Ele conversa com Dagger um pouco, olhando depois para o telescópio próximo dali. Ele fala sobre uma erva do sono que Tantalus estava planejando usar para adormecê-la (na hora do seqüestro). Garnet fala que ela está tendo problemas para dormir ultimamente e pede um pouco para Zidane, que lhe dá.
Zidane faz uma asneira e confunde Dagger com uma garota que ele estava conversando no bar; ela se zanga um pouco. Para se redimir, ele faz um trato com ela: se ele ganhar o Festival da Caça, ela terá que ir a um encontro com ele. Ela concorda. Zidane, Freya, e Vivi participam da caça.
Após o Festival, um soldado chega com notícias: Burmecia está sendo atacado por Brahne que quer o fragmento de cristal que eles possuem. Freya imediatamente se oferece para seguir para lá. Zidane e o resto decidem ir com ela para descobrir mais sobre as intenções de Brahne. Dagger também deseja acompanhar eles, mas Zidane se recusa a deixá-la ir.
No banquete de despedida, Dagger põe um pouco da erva do sono na comida de todos, exceto na de Steiner. Ela se sente mal, mas ela acaba se decidindo: ela parte para Alexandria com Steiner para tentar conversar com Brahne de uma forma sensata.
Freya diz para Zidane que eles devem se dirigir para Gizamaluke's Grotto para alcançar Bumercia. Dentro, entretanto, eles se encontram com Black Mages, assim como Zorn e Thorn novamente. Eles salvam Moguta, de um sino gigante, usando a Kupo Nut de Vivi para o atrair para fora. Eles eventualmente encontram o próprio Gizamaluke (uma criatura aquática), que sofreu uma lavagem cerebral por Brahne e ficou violento. Eles são forçados a matá-lo para proceder.
Enquanto isso, Steiner “contrabandeia” Dagger pela South Gate, colocando ela dentro de um jarro de Gysahl Pickles (os guardas não querem chegar perto disso). Eles seguem para a Summit Station, um lugar parecido com uma estação de esqui que tem carros eletrônicos; um vai para Alexandria e outro vai para Treno.

Zidane e companhia chegam em Bumercia, onde eles encontram tudo em ruínas. Somente alguns sobreviventes estão ao redor, e Zidane e Freya os ajudam a escapar. Eles eventualmente se encontram com Brahne e Kuja, que estão debatendo para onde todos os Bumercians escaparam, e chegam a conclusão que eles devem ter entrado na colônia secreta de Cleyra. Zidane e Freya tentam para-los, mas são atacados por Beatrix, que os deixa nocauteados no chão e parte com Brahne e Kuja.

Na Summit Station, Dagger encontra Marcus e Cinna. Eles estão à procura do lendário Supersoft, que supostamente pode despetrificar qualquer coisa. Eles pretendem usar o supersoft em Blank. Marcus segue para Treno para procurar pelo item, enquanto Cinna está indo de volta a Lindblum para contar aos outros membros do Tantalus sobre o fato. Cinna acaba perdendo sua condução para Lindblum (eventualmente Baku o repreende por sua lerdeza). Dagger se oferece para ajudar Marcus. Antes de eles alcançarem Treno, entretanto, o trem é parado pelo 3° Black Waltz. Ele ficou completamente insano, mas Dagger, Steiner e Marcus despacham-no, continuando seu caminho para Treno.
Marcus e Baku descobrem que o Supersoft está em poder de um barão que vive em Treno. Steiner se opõe veemente a idéia de roubarem o iten, mas a idéia dos outros dois predomina. Enquanto eles estão explorando a cidade, Dagger encontra Kuja mais uma vez, na casa de leilões, que pertence a ele. Kuja também a percebe, e nota que está encantado com a jovem.
- Marcus, Baku, Dagger e Steiner invadem a casa do barão e dentro encontram Doutor Tot, o velho tutor de Dagger. Tot diz para eles o encontrarem em sua casa na torre próxima. Eles o fazem. Tot lhes dá o Supersoft e conta para eles sobre um caminho secreto para Alexandria, a Gargan Roo. Usando uma criatura parecida com um inseto gigante chamada Gargant, eles podem montar nela e percorrer todo o caminho por um túnel subterrâneo. No caminho, eles param para destruir uma cobra estilo asteca que estava bloqueando o caminho.
Eles chegam a Alexandria, mas são pegos em uma armadilha por Zorn e Thorn. Dagger é levada à Rainha Brahne, e Steiner e Marcus são capturados e postos em uma gaiola de metal.
Enquanto isso: Zidane e companhia viajam para Cleyra; ela está em cima de uma árvore enorme, áspera, cercada por tempestades de areia perpétuas. Eles seguem seu caminho acima pelo tronco e em Cleyra, Freya é levada pra conhecer o rei de Bumercia, que fugiu para lá; enquanto Zidane explora a cidade. Ele é chamado para uma emergência, entretanto: Puck, que encontrou um caminho para lá quando ouviu falar sobre os ataques a Bumercia, é pego por um gigante antlion. Zidane o salva. 

Freya participa de uma dança mágica usada para fortalecer o sandstorm perpétuo... mas a harpa (fortalecida por um dos quatro fragmentos de cristal) se quebra, e o furacão de areia desaparece.
Brahne leva Dagger para uma sala subterrânea especial, onde Zorn e Thorn extraem os Eidolons aprisionados dentro dela para o uso de Brahne e Kuja. Dagger entra em um semi-coma.
Brahne e Beatrix levam o Red Rose Airship e atacam Bumercia pelo ar, atraindo Zidane e seus companheiros para o tronco. A sorte da batalha é mudada pelo Sir Fratley, que se revela inesperadamente. Freya descobre que ele tem amnésia aguda e não pode se lembrar dela ou qualquer outra coisa.



Beatrix leva a jóia da harpa e vai embora. Zidane e seus amigos atacam Beatrix mas são derrotados novamente. Eles vêem Beatrix e os Black Mages se teleportando de volta ao Red Rose, e, agindo rapidamente, eles conseguem entrar em uma das bolhas de teletransporte, seguindo também para o Red Rose. Eles chegam a tempo de ver Brahne usar Odin, um dos novos Eidolons dela, e destruir Ceyra. Eles também ouvem Brahne ordenar a execução de Dagger. Beatrix começa a ter fortes dúvidas sobre as convicções de Brahne. Zidane e companhia usam os teletransportadores para viajar a Alexandria para tentar salvar Dagger.

Steiner e Marcus fogem da gaiola, balançando-a de um lado para outro. Marcus parte para tentar salvar Blank, e Steiner fica surpreso ao ver Zidane, Vivi, e Freya chegarem. Eles rapidamente seguem para a câmara subterrânea de Dagger, derrotam Zorn e Thorn, e levam Dagger com eles. De volta ao castelo, eles são abordados por Beatrix mais uma vez. Eles a derrotam e têm uma conversa de coração-para-coração com ela; Beatrix concorda finalmente que Brahne está errada. Brahne aparece e ordena que Beatrix mate Dagger, mas ela recusa. Zorn e Thorn aparecem e invocam um monstro para atacar Beatrix; ela é ajudada por Freya. 


Enquanto os dois soldados (Freya e Beatrix) cuidam de Brahne. Zidane, Vivi, Steiner e Dagger voltam em direção a Gargan Roo. No meio do caminho de volta, Steiner pára e pede permissão para ajudar Beatrix e Freya; ele volta emquanto os outros três continuam seguindo para baixo. Os três soldados ficam presos no castelo, mas conseguem repelir os ataques o tempo bastante para permitir que Marcus e Blank os salvem.
Zidane, Vivi e Dagger seguem montados no gargant, mas eles são atacados por outra cobra enorme que começa a perseguir o gargant, que erra completamente o caminho para Treno, e emerge próximo a Pinnacle Rocks. Dagger é visitada por Ramuh, um eidolon. Depois de contar a história dele, Ramuh concorda em destrancar a habilidade oculta de Dagger, a habilidade de invocar, permitindo que ela o chame.
Brahne é visitada por Lani, uma caçadora de recompensas, a quem ela fala para procurar Dagger e destruir Vivi. Lani é ajudada por Amarant, que fecha acordo com ela, não tendo nada melhor para fazer. Ele fica intrigado após ouvir que Zidane viaja com Dagger.

Zidane, Dagger e Vivi seguem em direção a Linblum, perto do local onde eles estavam, mas ficam surpresos e chocados ao ver o Red Rose atacando. Brahne quer o fragmento de cristal de Cid, como era de se esperar. Ela invoca Átomos, que inflige um massivo dano em Lindblum destruindo completamente a Área Industrial. Soldados de Alexandria assumem completamente o controle de Linblum. 
Zidane e Dagger deixam Vivi na entrada, onde ele logo é capturado por soldados. Ministro Artania leva Zidane e Dagger ao castelo. Vivi é levado ao castelo, mas Cid o reconhece e o salva, falando para ele ficar atento. Ele conta para os três viajantes a descoberta de que Kuja está por trás dos Black Mages. Zidane decide ir ao Continente Exterior para tentar cortar o mal pela raiz (ou seja, deter Kuja para resolver também o problema dos Black Mages). Porém, airships não podem funcionar sem Mist (névoa), que não existe no Outer Continent, e o novo protótipo de navio a vapor Hilda Garde 2 está sob o controle de Brahne. Cid lhes conta sobre Qu Marsh, que tem uma passagem secreta para o Outer Continent.
No pântano eles se encontram com um estranho habitante chamado Quina, que gosta de comer sapos. Seu mestre Quale diz para Quina se unir a Zidane e procurar esclarecimento culinário. Quina também consegue descobrir a passagem escondida para Fossil Roo. Antes de eles poderem seguir, eles são perseguidos por um enorme monstro de metal, em seguida são encontrados por Lani, a quem eles derrotam. Após complicados arranjos eles conseguem levar um gargant ao Outer Continent.

O primeiro lugar que eles vêem é Conde Petie, uma aldeia de anões. Lá eles vêem um Black Mage, da aldeia de Black Mages que fica nas proximidades. Eles o seguem até a sua bem escondida vila, e Vivi descobre outros indivíduos do tipo dele. Ele fica intimidado ao descobrir que depois de um tempo os Black Mages simplesmente “param”. O líder da aldeia, nº 288, ajuda Vivi. Vivi e Zidane descobrem que Kuja tem voado pelos arredores em um dragão prateado em direção ao noroeste, e resolvem seguir para aqueles lados também.  
De volta a Conde Petie, eles descobrem que o único modo de ir para o norte é por um lugar chamado o “Santuário” (de fato o Lifa Tree), mas os anões somente permitirão pares casados ir para lá. Após Dagger insistir, Zidane aceita se “casar” com ela, assim eles poderiam prosseguir. Eiko, a sobrevivente de Madain Sari, causa tulmuto ao roubar comida dos anões e fugir. Ela é ajudada pelo seu amigo íntimo moogle, Mog.
Eles alcançam Eiko no Mountain Path, onde ela fica presa mas é ajudad por Zidane e companhia. Após ser repreendida por Zidane, ela concorda em levá-los ao norte, mas lhes pede que passem primeiro por Madain Sari. Eles concordam em a acompanhar. Zidane nota a Lifa Tree, e resolve seguir para lá na esperança de encontrar informações úteis.

Eiko (com ajuda de Quina e mais moogles) cozinha peixe e carne para eles. Enquanto ela cozinha, um dos amigos moogle dela leva Zidane e Dagger à Eidolon Wall (um mural pintado com figuras de eidolons). Dagger os acha familiar e estranhamente confortantes. Depois da refeição, Eiko lhes fala que a Lifa Tree foi lacrada por um eidolon poderoso, e precisa de outro eidolon para retirar o lacre. Ela concorda em ir com eles para destrancar a árvore e lhes permitir entrar.
Eles vão à Lifa Tree, e Eiko os deixa entrar. Eles seguem todo o caminho abaixo até a raiz, derrotando o demônio da alma da árvore, fazendo com que a Névoa parasse de ser criada no Mist Continent (Isso paralizou os airships que viajavam lá).
Enquanto eles estavam na árvore, Lani e Amarant entram em Madain Sari e roubam o fragmento de cristal de Eiko. Quando Eiko volta para pegar o cristal, Lani a faz dormir e a agarra também. Lani usa Eiko como isca, falando para Zidane que se ele lhe der o pendante de Dagger, ela devolverá Eiko. Porém, Amarant liberta Eiko (fazendo com que Lani fuja com medo), então desafia Zidane para um duelo, que Zidane vence.
Amarant, sendo um guerreiro estilo samurai-ninja, diz para Zidane que deve tirar sua vida, mas Zidane discorda. Confundido, Amarant decide viajar com Zidane para tentar aprender mais sobre o modo que ele vive a vida dele.

Enquanto isso, um passeio de barco de Dagger e Zidane restabelece a maioria das recordações de Dagger sobre o local de seu nascimento (mas não sobre os pais dela). Eiko, feliz por outro summoner ter sobrevivido, vai com eles à Lifa Tree confrontar Kuja.

Eles encontram Kuja na Lifa Tree; após um curto monólogo, Kuja usa montros criados a partir da Mist contra o grupo de Zidane. O grupo os derrota, mas antes que eles pudessem fazer qualquer coisa Brahne chega com a frota de navios de Lindblum e ataca Kuja. Ela tenta usar Black Mages contra eles, mas os ataques falham após uma primeira investida pelos montros de Kuja. A rainha então invoca Bahamut para os destruir. Dagger, insistindo em ajudar a mãe, encontra a estátua de Leviathan perto do local; a princesa então percebe que Leviathan ataca usando Tidal Wave, e as forças de Brahne estão na água, isso não pode ser usado para ajudar. 

Garland intercepta o ataque de Bahamut (que ia ser usado por Kuja) usando o Invicible e ordena que o mesmo ataque os navios. (Aparentemente ele não deseja que a missão de Kuja falhe, e confia o bastante nas habilidades de Zidane para eventualmente derrotar Kuja). Os navios são destruídos, e Brahne sobrevive o bastante apenas para se desculpar para sua filha adotada. Zidane e o grupo usam a área de fuga de Brahne para ir à Alexandria, onde Brahne é enterrada.



Dagger é designada para ser a próxima rainha. Vivi vai ao novo mini-teatro de Ruby. Zidane, Freya, Amarant e Eiko visitam Dagger, mas Zidane se acha incapaz de falar com ela. Antes dela partir, Dagger dá a Eiko um dos fragmentos de cristal dela, deixando cada uma com dois fragmentos. Sentindo que tinha chance, Eiko decide partir para cima de Zidane, e com uma carta de amor de Eiko para Zidane (escrita por Dr. Tot) caindo em várias mãos até acabar sendo vista por Steiner e Beatrix, que acabam assumindo seus sentimentos um pelo outro. Após as esquisitices, Doutor Tot convida Eiko para a casa dele em Treno.

Zorn e Thorn, tendo perdido a mestre anterior, se unem a Kuja. Kuja leva o Hilda Garge 1 para a vila dos Black Mages. Lá ele recruta os Black Mages lhes dizendo que ele sabe o segredo para estender a expectativa de vida deles. Quase todos os Black Mages o seguem.
Em Treno, Zidane decide entrar no torneio de cartas. O oponente final dele é ninguém menos que Cid, que usava seu ajudante Erin. Ele está em Treno testando o navio a vapor Hilda Garde 2, como também defendendo seu título de campeão. Não importando o resultado do torneio, Kuja escolhe esse momento para por as mãos em Dagger e Eiko, que guardam os fragmentos do cristal. Ele convoca Bahamut para atacar Alexandria, enquanto tenta libertar o Eidolon Alexander. 
 Cid leva o grupo (que estava em Treno) de volta a Alexandria no Hilda Garde 2. Steiner e Beatrix lutam contra os monstros de Mist libertados por Kuja na cidade. O fragmento de Dagger reage à ameaça de Bahamut e cria uma escada ao altar de Alexander. Eiko, no airship, cai sobre Dagger. Os quatro fragmentos interagem e Alexander acorda, protegendo Alexandria com suas asas. Alexander elimina  Bahamut. Porém, antes que Kuja pudesse agarrar Alexander, Garland assume o Invicible e anula os planos de Kuja acabando com Alexander, e a maioria da cidade. Com ela o Hilda Garde 2. Beatrix não é encontrada depois do ataque. Kuja foge no Hilda Garde 1. Os membros do Tantalus vêm novamente para o salvamento, roubando um barco do porto de Alexandria e levando-o (e Zidane, Degger e o resto) para Lindblum.

Com Alexandria destruída e os eidolons de Dagger fugidos, Kuja decide mudar de planos e seguir para o Monte Gulug com Eiko para extrair o eidolons dela. No entanto, para chagar lá ele precisa da Gulug Stone, guardada em Oeilvert. Porém, há uma barreira mágica lá, o que significa que Kuja é praticamente inútil lá. Assim ele deixa Zidane vir a ele, pretendendo enviá-lo para pegar a pedra.
Em Lindblum (onde Freya e Steiner se reagruparam ao resto), é descoberto que Dagger perdeu completamente sua voz e esperança durante os eventos anteriores. Quina é levado ao Serpent's Gate em Lindblum. Cid está tentando recriar outro navio, mas como um oglop suas habilidades de pensamento são menores. Ele pede para Zidane lhe ajudar a achar um modo para o retroceder em um humano. Dr. Tot tem uma idéia sobre uma poção, que Zidane corre por toda Lindblum para encontrar os ingredientes, mas tudo que a poção faz é transformar Cid em um sapo! Tendo perdido a última esperança, ele decide que apenas encontrando sua esposa Hilda ele poderia voltar a sua forma original. Zidane leva Cid à vila dos Black Mages usando o Blue Narciss (o roubado de Alexandria), na esperança de achar alguma pista.
Somente o nº 288 e mais dois permanecem na vila dos Black Mages (os dois outros tomam conta de um chocobo recém-nascido). Nº 288 conta para Vivi sobre o local do castelo secreto no deserto, de Kuja, e Vivi e Zidane decidem seguir para lá para acabar com Kuja de uma vez por todas.
Kuja captura o grupo inteiro antes que eles pudessem fazer qualquer coisa, e fala para Zidane que ele deve viajar para Oeilvert usando o Hilda Garde 1 (vigiado por Zorn e Thorn) e pegar o Gulug Stone para ele. Caso contrário, os amigos dele iriam descer pelo tubo onde estavam presos (assim, morreriam). Zidane concorda relutantemente.
Zidane obtém a pedra em Oeilvert, e lá descobre mais um pouco sobre a Terra. Enquanto isso, Cid, o sapo, consegue escapar de sua cela e salvar os outros. Eles seguem pelo palácio–labirinto de Kuja, chegando finalmente ao seu santuário interno.
Nesse momento Zidane chega e é designado a entrar no santuário interno sozinho. Kuja pega a pedra usando mágica antes que Zidane pudesse fazer qualquer coisa. Os outros correm para salvá-lo, mas Eiko é parada e capturada por Zorn e Thorn. Kuja desaparece antes que qualquer um pudesse fazer qualquer coisa.
Zidane resolve seguir para Mount Gulug para resgatar Eiko. Para chegar lá, eles passam pela aldeia de Esto Gaza. Dentro do vulcão inativo, eles vêem Zorn e Thorn tentando extrair os eidolons de Eiko. Porém, como  ela tem menos de 16 anos (e também é protegida por Mog), o processo não funciona, causando apenas dor nela. O amigo moogle dela, Mog, entra em um estado de Transe e se revela ser um eidolon. Mog (na forma de Maaden) detona Zorn e Thorn. Kuja fica surpreso ao ver o transe de Maaden, reconhecendo uma nova possibilidade de arma. Kuja parte no Hilda Garde 1, seguindo de volta para Terra. Ele quer usar as almas reunidas do Invincible para criar um estado de transe artificial que ele pode usar para destruir Garland.
Zorn e Thorn se fundem em um único monstro, mas são derrotados por Zidane. Eles encontram Hilda que estava sendo mantida em um quarto próximo. Ela os agradece por terem a salvado, e eles voltam a Lindblum, onde ela finalmente restabelece a real forma de Cid. Ela fala sobre um local chamado Ipsen's Castle, um castelo ao contrário no Forgotten Continent, o lugar onde Kuja indicou estar a chave para entrar na Terra pela Shimmering Isle. 
Com a mente de Cid restabelecida, ele rapidamente termina o Hilda Garde 3, permitindo que eles viajem para lá.
Antes que eles pudessem partir, no entanto, Dagger desaparece. Steiner e os membros do Tantalus a procuram por toda parte. Zidane a procura, seguindo para Alexandria e fica surpreso ao ver Beatrix, que aparentemente sobreviveu aos ataques de Kuja em Alexandria. Beatrix lhe fala que Dagger provavelmente está na sepultura de Brahne. Ele a encontra lá, com voz intacta! Dagger corta o cabelo, curto, simbolizando sua separação com o passado, e se une a Zidane. 
O grupo viaja para o confuso castelo de Ipsen. Amarant deixa o grupo, apostando que ele pode chegar ao fim primeiro que Zidane. O grupo segue seu caminho pelo estranho castelo para encontrar Amarant e os quatro espelhos Elementais. Amarant os esnoba, então parte. Os quatro espelhos são designados para serem colocados nos quatro santuários ao longo do mundo, e ativados simultaneamente. Porém, antes deles usarem os espelhos, Zidane percebe que Amarant não conseguiu sair. Ele volta para dentro para encontrar Amarant ferido, e o resgata. Novamente, Amarant fica confundido pelo comportamento de Zidane.
Os oito membros do grupo decidem se dividir, dois para cada santuário. Eiko e Dagger seguem para o Santuário da Água, Freya e Amarant para o Santuário do Fogo, Steiner e Vivi para o Santuário do Vento, e Zidane e Quina para o Santuário da Terra. Eles derrotam os quatro guardiões dos santuários e colocam os espelhos lá. A Shimmering Isle perto de Esto Gaza começa a se iluminar e se torna a entrada de Terra. 

Os heróis de FF9: Quina, Freya, Eiko, Dagger, Zidane, Steiner, Vivi e Amarant. 











 O Hilda Garde 3 é sugado para a Shimmering Island. Zidane é recebido por Garland que o convida a visitar a Terra novamente. Mikoto os guia a Bran Bal, a cidade dos Genomes. Na entrada eles vêem rapidamente o Inviclible, o navio sugador de almas de Garland. Dagger desfalece à memória do que ele fez a Madain Sari, e o resto do grupo levam-na a vila. Zidane fica muito confuso por ver que todos se parecem com ele, mas não têm nenhuma personalidade.
Mikoto confronta Zidane e lhe fala que ele é um Genome especial e que Garland deseja falar com ele. Confuso, Zidane concorda em seguir a Pandemonium, o castelo de Garland. Enquanto isso, Eiko, Vivi, Quina e Amarant começam a procurar por Zidane. Mikoto lhes fala que Zidane foi se encontrar com Garland.

Garland conta para Zidane da verdadeira identidade dele e o destino dele. Zidane se recusa a aceitar seu destino de “anjo da morte”, e ataca Garland. Garland suga a alma de Zidane, e o deixa, enquanto assumindo que ele é agora apenas uma concha vazia como os outros Genomes.
Enquanto Garland pensa que Zidane é apenas um recipiente vazio, as recordações dele não o abandonam. Palavras de seus amigos voltam, tentando o reviver. No princípio eles apenas o deixam confuso e bravo. Os amigos de Zidane chegam para salvá-lo, mas ele está perdido em seus pensamentos. Bravo, ferido e desnorteado, ele decide que seus amigos não merecem se envolver em sua luta. Ele tenta evitá-los, mas eles o agarram e o protegem dos monstros que o atacam. Eventualmente eles o convencem da sua tolice, e ele aceita a amizade deles mais uma vez.
Os membros da equipe seguem pelo Pandemonium para encontrar Garland. Ele invoca um dragão, que eles derrotam, depois vão atrás do próprio Garland. Eles o ferem, mas Kuja decide aparecer no Invincible. Ele ataca Zidane e o grupo, então, após ser severamente ferido, finalmente usa as almas do Invincible para entrar em um estado de Transe.
Kuja derruba Garland de um precipício. Porém a voz de Garland o localiza e lhe fala que ele foi projetado para morrer logo após Zidane amadurecer. Tomado por um desespero irônico, Kuja decide levar tudo no mundo com ele. Ele destrói a Terra com uma rajada de seu poder mágico. Eiko encontra o Invincible aguardando por eles, e diz para Zidane que eles podem escapar nele. Zidane volta a Bran Bal para resgatar os Genomes primeiro e Dagger vem com ele. Os membros da equipe e os Genomes conseguem sair da Terra no momento antes do local desmoronar.
Eles descobrem que o mundo inteiro está coberto por Mist. Kuja viajou à Lifa Tree e de algum modo abriu a entrada para Memória. Memória é um mundo estranho embutido com as recordações de todo o mundo em existência (particularmente aquelas do grupo de Zidane). Também age como a entrada para o Crystal World. O Cristal dentro de lá é o começo e fim de toda a realidade, e Kuja pretende destruí-lo. 
Zidane deixa os Genomes na Black Mage Village, onde eles parecem se dar bem com os Black Mages, ambos tendo características parecidas. Zidane visita Cid em Lindblum, que lhe deseja sorte. Ele seguem em direção à Lifa Tree.

Zidane é atacado por dúzias de dragões prateados. Eles passas por eles, ajudados pelas fortes áreas de Alexandria e Lindblum (funcionando novamente devido à Mist), e entra em Memoria. Garland o guia por Memoria, lhe dando retalhos de informações sobre toda a memória e o universo pertencendo a mesma fonte, o Cristal. Eles finalmente chegam ao Crystal World e enfrentam Kuja em sua forma de Transe. Kuja lhes fala de seu desejo de destruir o Cristal e tudo com ele.
Eles conseguem derrotar Kuja, mas são confrontados por Necron. Necron é a incorporação de aniquilação, um ser que acredita que o desejo de tudo é voltar ao nada, uma convicção reforçada pelo desejo de Kuja de destruir o Cristal. O grupo ataca Necron e conseguem derrotá-lo. 
Antes que a Lifa Tree se destrua, Kuja teleporta o grupo para fora, afirmando que ele finalmente encontrou uma razão para viver. Mikoto (a bordo do Red Rose com a General Beatrix) sente Zidane e comunica a Cid no Hilda Garde 3. O grupo escapa no airship que estava os esperando, mas Zidane decide voltar para salvar Kuja. Ele o encontra instantes antes da Lifa Tree explodir...
Algum tempo depois: 
Vivi acaba tendo várias crianças, as quais se assemelham a ele. Vivi pode ter ou não morrido por alguma questão de disputa, mas os consensos gerais são de que isso aconteceu.
Freya e Fratley voltam a ficar juntos. Embora Fratley não se lembre nada do que aconteceu com ele e Freya antes, Freya continua contente por estar com ele.
Amarant se emparelha novamente com Lani, mas apenas como uma amizade de conveniência.
- Beatrix decide deixar Alexandria de vez. Steiner descobre as intenções dela e a convence em não ir, finalmente confessando seu amor por ela.
Cid e Hilda acabam adotando Eiko, o que aconteceu principalmente pelo desejo de Eiko.
Os Tantalus organizam outro espetáculo de “I Want To Be Your Canary”. Todos os membros do grupo, e os filhos de Vivi, voltam para Alexandria para assistir.
É assim que o espetáculo acontece dessa vez:
Marcus visita Cornelia à noite no parapeito, declarando seu amor por ela. Ela é capturada por Blank depois que Marcus parte. Blank a leva para Leo, mas Leo o mata, temendo que ele o traia do mesmo jeito que fez com Marcus. Na outra manhã Marcus espera por Cornelia, mas ela nunca vem...
Dessa vez, o amado de Cornelia, Marcus, está coberto por um roupão. No momento apropriadamente dramático, Zidane se revela. Tomada pela emoção, Dagger corre para ele, mas o seu fragmento de cristal se quebra quando ela transpassa a multidão. Ela deixa o fragmente onde ele cai, e abraça Zidane. E assim termina a fantática história do Game Final Fantasy IX.

3 comentários: